quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

29o dia - 05/01/2011

Acho que já dissemos aqui que uma UTI Neonatal se parece muito com uma montanha russa, com seus autos e baixos, sustos e sobressaltos. Pois hoje acho que se parece com uma montanha russa no escuro. Quem já esteve em uma, sabe do que estamos falando...
Chegamos às 7h30 como de costume e vimos o Pietro com o respirador no módulo alta frequência. Mais invasivo e agressivo do que nos demais módulos, este módulo "empurra" o O2 com mais força para o pulmãozinho do Pietro. Isso porque durante à noite ele fez várias quedas de saturação e o exame que mede as trocas de gases mostrou que ele estava retendo CO2.
O raio x do pulmão revelou algumas áreas "bloqueadas", que junto com a gasometria, motrou a necessidade do respirador na alta frequencia.
Isso nos deixou tristes e preocupados o bastante para nem comemorarmos o fato do pequeno ter ganho mais 60 gramas. Com isso, o pequeno Pietro já tem 1.240g.
Durante a manhã, Pietro começou a saturar melhor e os parâmetros do respirador diminuiram um pouco.
Mais uma nova preocupação viria no final da manhã. Pietro aparentemente apresenta nova infecção. Ainda não se sabe ao certo o foco e o tipo de infecção, mas ele já voltou com os antibióticos que tinham sido suspensos...
Parece até que ele está tentando escapar da cirurgia do canal arterial (sopro). Ele fez um novo Eco e o sopro ainda está lá. Médicos e mães dizem que este é um procedimento relativamente simples e que melhora muito a condição do paciente. Mas sempre que parece estar tudo certo para a cirurgia, Pietro apronta alguma. Ele não poderá fazer se estiver com infecção e no alta frequencia.
Não foi um dia simples ou fácil... É dura a sensação de dar passos para frente e depois para trás (e alguns para os lados). Mas como dizem muito lá na UTI: aqui vivemos no tempo deles, que é totalmente diferente do nosso. Passamos o dia inteiro com Pietro e quando vimos já era 10 da noite. Hora de voltar para casa e recarregar as energias porque amanhã é um novo dia...

4 comentários:

  1. Tá e João
    Sei que alguns dias são mais difíceis do que outros.... Mas tenho certeza de que daqui pouco tempo isso servirá apenas para olharem para trá e verem como o pequeno Pietro veio ao mundo para ser um forte guerreiro.
    Continuamos pedindo a Deus que ele fique bom logo para podermos em breve curtir o pequeno (que já está ficando grandinho, pelo jeito, rs).
    Um beijo, com carinho, Kell

    ResponderExcluir
  2. Oii Tainan.
    Estou acompanhando o blog todos os dias, me emociono e torço para que dê tudo certo, vocês merecem tudo de bom, Deus está com vocês!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Estou torcendo pelo meu principezinho.... Que ele fique forte logo, logo, logo....
    bjos da tia Bá

    ResponderExcluir
  4. Oi Pietro meu neto querido vovó está louca de vontade apertar suas buchechinhas.que Deus ilumine você e a seus Pais; minha filha e genro queridos.
    Muita força a totos voces.
    Esta luta está sendo um aprendizado.
    bjs da vó Margarida que os ama muito

    ResponderExcluir